Big Chop – Afinal, sabemos realmente o que significa?

0

Grande parte das pessoas já escutaram ou leram esse termo inúmeras vezes, especialmente na internet e páginas sobre cabelos, especialmente em transição, mas afinal, sabemos o que significa?

Voltar ao cabelo natural não é nada fácil. Muitas vezes mais difícil ainda para determinadas pessoas.

Big Chop, do inglês “Grande corte” apelidado BC, consiste na retirada de toda a parte química (alisamentos, relaxamentos e químicas que modificam o fio) para se usar a parte natural, sendo esta variando de inúmeros tamanhos: um BC pode variar entre raspar a cabeça até um comprimento maior suficiente para se desenhar um corte.

E’ importante deixar claro que, quando o cabelo não possui nenhum cuidado, não será o Big Chop a dar forma, a dar definição. BC e o ato de retirar a química, a definição e cuidados estão no momento da lavagem e não propriamente no corte.

O que ocorre muito comumente é que muitas pessoas veem inúmeras e incentivadoras transformações, mas não conhecem que cada cabelo, além de ter um determinado formato, comprimento, encolhimento, emoliência, e imaginam que o Big Chop fará milagres. Definitivamente não. O que fará a diferença são os cuidados que cada um de nós temos com os fios, sejam eles na transição ou não.

10731069_803680036345621_2179941746534400413_n

A decisão de se retirar uma química sempre será a melhor escolha, mas, cada um de nós que passa pela fase de transição.

Big Chop não significa um corte de cabelo. Pode significar quando se tem comprimento suficiente para tal, mas, no geral, implica em deixar o cabelo redondo, pois é um corte baseado no desenho da cabeça.

Portanto, sempre que possível. busque um profissional especializado em cabelos, analise, estude para que não seja apenas uma decisão de cortar por cortar, ou simplesmente modismo, mas um meio pelo qual seja a porta para o início de uma libertação de químicas transformadoras e redescoberta de nossa própria beleza e autoestima.

Daniela Lisboa

 Cabeleireira Arquiteta de cachos especializada em corte, coloração e mechas

Sobre o autor

Eliane Sérafim

Eliane Serafim é mulher negra, terapeuta capilar (Cabelo e Bem Estar), empreendedora social e criadora do Encrespa Geral, criadora e administradora da comunidade e grupo Amigas Cacheadas no Facebook.

Sem comentários

Viagem à África do Sul

Olá, pessoal, como estão? Estou, durante este mês de abril, na África do Sul para estudar e trazer algumas novidades capilares também, pois nós gostamos. ...