Crescimento Capilar (Parte 2)

0
03B77932

Oi, amores, tudo bem?

Vamos falar mais um pouco sobre crescimento? Afinal são tantas as lendas na internet que é muito fácil não saber o que realmente funciona. Portanto, é importante vermos alguns pontos que atrapalham o desenvolvimento do cabelo. Seguem alguns:

Uso de remédios: medicação quimioterápica, psicótica e psiquiátrica podem alterar o ritmo de crescimento normal. É um fator que não dá pra contornar enquanto o paciente estiver em tratamento. Saúde em primeiro lugar sempre.

Usar o cabelo preso: puxar muito o cabelo e mantê-lo esticado muito tempo podem provocar alopecia de tração. O cabelo cai e o couro cabeludo apresenta falhas. Isso pode acontecer mesmo com uso de tranças e megahair pesados ou apertados durante um tempo prolongado.

Cigarro: sim, amores, fumar atrapalha o desenvolvimento do cabelo… A nicotina se aloja nas paredes das veias, diminuindo a circulação sanguínea. O fluxo do corpo fica prejudicado e o fumo impede que nutrientes importantes cheguem ao bulbo capilar. Sendo assim, pode acarretar queda, pois os fios ficam enfraquecidos. O fluxo sanguíneo, nesse caso, não permite que a quantidade de nutrientes necessária chegue ao bulbo.

post

Hormônios: o desequilíbrio hormonal causa queda. Nos homens, a ação dos andrógenos promovem a miniaturização dos fios, que caem. Nas mulheres, os hormônios causam problemas que alteram a haste e promovem a queda. No caso de disfunções da tireóide, por exemplo, a queda de cabelo está entre os primeiros sintomas. Ao notar alguma coisa errada, não deixe que o problema se agrave. Procure ajuda.

Estresse: o cortisol, o hormônio do estresse, provoca queda de cabelo e faz com que a pessoa entre em um ciclo vicioso. Eu vejo o cabelo cair, fico ansiosa, o cortisol aumenta, o cabelo cai mais ainda e por aí vai. Encontrar o equilíbrio é fundamental para a saúde do corpo e mental.Todos nós sabemos disso, mas precisamos praticar.

Regimes doidos: regimes sem acompanhamento adequado diminuem os nutrientes no sangue e o resultado disso é a queda capilar. Em alguns casos, inclusive, a queda pode se tornar grave.

Mas, Eli, então o que eu faço pro meu cabelo crescer?

Se alimente bem. Quando você se alimenta bem, irriga o bulbo capilar de nutrientes e o cabelo cresce lindamente.

Pra quem não sabe o que comer, segue o link de um post legal:

Eliane Serafim: A relação da boa alimentação e o cabelo saudável

Além de ter uma alimentação bacana, beber bastante água, ter uma vida saudável dentro do possível, ter atividades que te deem prazer e descanso são os melhores fatores pra um desenvolvimento capilar sadio.

O cabelo cresce e média entre 1,26 e 2cm por mês. Não é uma regra fixa em função do metabolismo, cada pessoa é de um jeito. Ele pode ser acelerado? Sim. Mas isso depende de nutrição correta que pode ser ajustada via complementos ou tratamentos adequados com profissionais especializados.

No mais, se a gente tem hábitos saudáveis, o corpo agradece sempre.

Bem, ficamos por aqui hoje. E se tiverem dúvidas sobre esse assunto é só mandar mensagem ou fazer um comentário no post.

 

Bjus

Eliane Serafim

Tricologista e terapeuta capilar

 

Crescimento capilar

Sobre o autor

Eliane Serafim

Eliane Serafim é mulher negra, idealizadora do Encrespa Geral. Atualmente trabalha como Terapeuta capilar e Holística na Cabelo e Bem Estar, além de diretora do Encrespa Geral.

Sem comentários