Crescimento versus Ansiedade

2
6792a3e157e65f5d3417b55b282cd3d6

Oi, gente!

Há muito sobre crescimento na rede, mas como esta é sempre uma preocupação tanto dos meus seguidores quanto dos meus clientes, quero comentar alguns pontos básicos.

Em primeiro lugar, tudo que precisa ser embutido em caixinhas é chato, não é natural. Essa caixinha é o padrão, ou seja, o que alguém definiu como bonito.

Pra ser bonito precisa ter o cabelo liso, cacheado, no meio das costas, ter sorriso Colgate, estar dentro do peso. Caixinhas… Caixinhas que na vida real não rolam, porque o que realmente importa na vida é viver da melhor forma que você puder. E não tem como fazer isso se você não ama aquela pessoa que você vê no espelho. O crescimento capilar é uma jornada de autoconhecimento que precisa ser aproveitada e não virar mania a ponto de só gostarmos dos nossos cabelos longos.

Viver no futuro é ansiedade. E ansiedade nos adoece.

Pra tudo há o tempo natural.

0211-lifestyle-natural-hair-1024x512

Há tratamentos sérios que estimulam o desenvolvimento saudável do cabelo? Sim. Eu faço esse tipo de tratamento no meu espaço de atendimento, entretanto eles também não são fórmulas prontas, mas dependem do funcionamento do metabolismo para dar resultado.

O crescimento depende de fatores genéticos– o tamanho máximo do fio está gravado no DNA. Contudo, para que o cabelo se desenvolva de forma sadia, alguns fatores são determinantes, dentre eles:

  • Alimentação: nada funciona no corpo quando nos alimentamos mal. É meio obvio, mas quem se lembra? Se temos baixa de ferro no organismo não há jeito do cabelo se desenvolver. Deem uma olhada neste post, tem várias dicas legais na relação alimentação versus cabelo sadio:<http://todosnegrosdomundo.com.br/eliane-serafim-a-relacao-da-boa-alimentacao-e-o-cabelo-saudavel/>.
  • Cuidados: o cabelo deve ser levado pelo menos duas vezes por semana, pois o suor quebra o cabelo. Ou seja, o cabelo encharcou de suor? O cabelo precisa ser lavado.
  • Hidratação: o ressecamento é normal em cabelos crespos e cacheados ou coloridos. Em função da anelação dos fios, os nutrientes produzidos pelo organismo não chegam na ponta, por isso é necessário hidratar os fios pelo menos uma vez por semana, porque cabelo ressecado quebra. “Eli, preciso de creme caro?” Não. É importante saber o que o cabelo precisa e focar na necessidade do momento. Sou contra consumismo excessivo. Apesar de amar comprar creme de cabelo, uma coisa é comprar porque a gente pode, tem prazer e vontade e outra é comprar porque nos sentimos obrigados. Eu não troco produto nenhum pelo mel que uso pra hidratar meu cabelo, como muitos dos meus seguidores sabem (<http://todosnegrosdomundo.com.br/1eliane-serafim-mel-e-seus-beneficios-no-cabelo-crespo-dicas-e-receitas/>).
  • Massagens: ajudam a estimular o desenvolvimento do cabelo? Sim. Mas depende de como for feita. E ninguém precisa ficar de cabeça pra baixo pra isso. Sorry. Produtos naturais, uma boa rotina de cuidados, mais uma base boa de alimentação é que dá resultado em conjunto com as massagens.
  • Suplemento vitamínico funciona? Sim, desde que você precise dele. O organismo elimina o que não precisa, por isso eu sou contra o uso de suplementos sem análise de exames por um profissional qualificado. Afinal, não se pode tomar remédio para sempre, não é mesmo? Então o certo é se cuidar direito. Isso também é se amar.
  • Hormônios: disfunções hormonais dificultam o crescimento e provocam queda. O ciclo de vida do cabelo leva de dois a sete anos. A média de taxa de crescimento é a de 0,36mm por dia, para mulheres, e 0,34mm para homens. Isso pode variar? Tudo é metabolismo. Independente disso eu vou sempre pontuar: com cabelo curto, médio, comprido, ou mesmo sem cabelo, a gente precisa tentar ser feliz hoje, do jeito que somos hoje.Afinal, o amanhã pode não chegar.4fd65652cdb8a102c6d7e2a804c39e1b

Nós vamos voltar a falar sobre esse assunto.

Beijos

 

Eliane Serafim

Terapeuta capilar

Sobre o autor

Eliane Serafim

Eliane Serafim é mulher negra, terapeuta capilar (Cabelo e Bem Estar), empreendedora social e criadora do Encrespa Geral, criadora e administradora da comunidade e grupo Amigas Cacheadas no Facebook.

2 comments

Colocar um novo comentário

14462821_1271001412946812_1842175948125104809_n

GUIA BÁSICO DE TRANSIÇÃO CAPILAR

De volta ao natural… Quando usamos química e queremos recuperar o cabelo natural existem dois caminhos. 1º. Cortar a parte com química (BIG CHOP)   ...