Cuidados básicos para restauração do cabelo após coloração ou mechas

0
11025145_969439729753842_1573561063828860632_n

Oi,gente!

Tudo bem com vocês?

Eu nunca tive problemas com crescimento de cabelo, mas depois de começar a usar produtos naturais e com algumas mudanças na minha rotina de cuidados,meu cabelo se desenvolveu bastante. Resultado: a manutenção da coloração que eu fazia uma vez por mês, por conta dos fios brancos, passou a ser quinzenal. Eu senti que o cabelo estava ficando pesado em razão da coloração.

A Daniela Lisboa, que cuida do meu cabelo há seis anos, sugeriu que eu fizesse mechas pra cobrir os brancos. Passei mais de três anos fazendo o processo sem danos ao cabelo. Esse ano eu dei uma parada, porque quero renovar, mas ainda estou pensando no quero fazer. Ainda tenho mechas por baixo da coloração.

Pra ser sincera, sempre tive medo de descolorir o cabelo e se eu não tivesse uma profissional de extrema confiança ao meu lado não teria feito. Se sentir seguro é fundamental em qualquer processo que envolva serviços. Os produtos usados no processo não continham amônia e isso também contou na minha decisão.

 

Como preparar o cabelo?

Eu sempre uso um tratamento a base de proteínas 15 dias antes do processo. Atualmente uso o Ouidad 12 Minute Deep Treatment, produto que importei há algum tempo. A qualidade dele é fantástica, mas qualquer boa máscara com proteína serve. Sempre é bom hidratar o cabelo após tratamentos que contenham proteínas (não precisa ser no mesmo dia, ok?)

2446902

Após o processo das mechas, o cabelo costuma ficar áspero, o que é normal. Então eu uso meu coringa:

mel

 

 

Pra quem não sabe, mel é uma maravilha pra cabelos crespos e cacheados, como explico neste post:

Por Eliane Serafim: Mel e seus benefícios no Cabelo Crespo Dicas e Receitas

Mas, Eli, o mel dá conta da restauração? Depende da qualidade do produto que for usado no processo de descoloração. Como terapeuta capilar, já fiz tratamentos de reconstituições de fios de clientes que ficaram com o cabelo deplorável após processos de descoloração mal feitos.

Produto com queratina serve? O acúmulo de queratina no fio pode causar a quebra. Prefiro evitar.

Não gostei do resultado. Posso pintar? Dê um tempo pro cabelo respirar. Afinal, química em cima de química pode ter consequências nem sempre contornáveis. Por isso, faça hidratações durante essa pausa e não faça nada durante pelo menos 15 dias.

Às vezes a gente quer mudar, mas estranha aquela pessoa no espelho nos primeiros dias e depois passa a amar. Para evitar isso, é melhor não fazer mudanças bruscas, a menos que você realmente esteja segura.Pra que pressa? Subir tom a tom dá tempo pra que você se acostume e curta a transformação, além de maltratar menos o cabelo.

Que tal a ideia de mechas como opção para cobrir os fios brancos? Nada contra eles, é que realmente eu gosto de cor.

IMG-20160712-WA0025

Com coloração, com fios brancos, qualquer tipo de cabelo,ou mesmo sem eles, o que importa é que você se sinta bem. Fortaleça a sua autoestima fazendo o que te faz bem e não o que os outros acham, ok?

Seja feliz do seu jeito sempre.

Bjs

Eli

coloraçãomechas

Sobre o autor

Eliane Serafim

Eliane Serafim é mulher negra, terapeuta capilar (Cabelo e Bem Estar), empreendedora social e criadora do Encrespa Geral, criadora e administradora da comunidade e grupo Amigas Cacheadas no Facebook.

Sem comentários

Young Happy African American Woman Using Digital Tablet  Isolated on a gray background

Finalização – parte II

Olá, pessoal, como estão? Neste segundo post, abordaremos as técnicas de finalização para os cabelos e algumas dicas. A primeira e mais comum técnica para ...