Parte 1
Olá pessoal, como estão?
Nestes dois posts vamos falar a respeito de finalizações e qual a melhor escolha para seu tipo de cabelo.
No prieiro post abordaremos teoricamente sobre o cabelo natural, cabelo com química, cabelo em transição e antes e depois do Big Chop, além das mudanças naturais e hormonais que influenciam na mudança dos fios e escolha da finalização, inclusive dos produtos.
No segundo post, trataremos a respeito das finalizações em si: fitagem, dedoliss, texturizações tais como bantu knots, twists dentre outros.
A análise dos fios de cabelo sendo ondulados, encaracolados, crespos e afros é tão importante quanto a análise do fio: natural, com química, transição ou nas fases pré e pós Big Chop, influenciando na escolha do produto finalizador e finalização mais adequada.
Sabendo-se quando um fio possuo fator encolhimento mais acentuado, independentemente da fase em que se está, é importante saber que exitem técnicas de aplicação do produto e estilização para que se reduza a sensação de encolhimento dos fios, ou aumente, para maior sensação de volume ou redução de volume, mais definição, menos definição dentre outros, tudo de acordo com o gosto pessoal.
Um exemplo:
Para evitar a sensação de encolhimento, seguem algumas dicas:
– evite amassar o cabelo ou ativar demais os cachos;
– evite produtos com ingredientes que priorizam definição;
– procure estilizar amassando o cabelo pela lateral e não de baixo para cima;
Além destes procedimentos, vale salientar que, independentemente do cabelo, o fio sofre inúmeras alterações ao longo da vida sendo que o cabelo que tivemos na infância e adolescência não o teremos na fase adulta, mudanças hormonais, climáticas, envelhecimento, fase de puberdade, gravidez, menopausa, problemas de saúde, estresse dentre outros interferem nesta mudança de fios, o que também implica nas mudanças da escolha da técnica, dos produtos de cuidados e da estilização, ou seja, enrolar menos ou mais após alguma dessas mudanças deve ser levada em consideração.
No próximo post abordaremos sobre as técnicas em si para todos os tipos de fios e sua melhor escolha.
Um abraço e até a próxima!
Daniela Lisboa
Cabeleireira arquiteta de cachos especializada em corte, coloração e mechas
Boa noite,
O meu cabelo é muito semelhante ao da moça da foto, é q no momento estou novamente em transição, qual é o tipo de cabelo dela???
Bjs
Boa noite!
o cabelo dela seria um 3C
o cabelo dela é 3C na parte da frente e 4A na parte de traz.
Olá Daniela! Sempre acompanho suas postagens, que como sempre, estão recheadas de excelentes dicas. Comecei na técnica no/low poo acompanhando o fórum do grupo Amigas Cacheadas, há uns anos atrás. Como você menciona no texto, meu cabelo mudou bastante de uns anos para cá e os cachos que eram mais largos, estão menores e encolhem muito. Não consigo visualizar esse “estilizar o cabelo amassando pela lateral” que você cita no post. Pode me ajudar? Obrigada!
Oi Carla, obrigada por me acompanhar.
Tente finalizar sem amassar nada os fios, o apertar de lateral seria não amassar de baixo para cima