Mel e seus benefícios para os cabelos crespos e cacheados

0

Entre os produtos naturais, o mel de abelha é o meu preferido quando se trata de rotina de beleza.

 

O mel possui composição química complexa, sendo que a glicose e a frutose estão em 75% da composição. A sacarose e galactose também fazem parte da composição, fazendo com que o mel seja mais doce que o açúcar. Além disso, o mel possui ferro, fósforo, magnésio, potássio e vitamina B. E isso faz muito bem tanto pra pele quanto pro cabelo.

Composição Porcentagem
Hidratos de carbono 75-80%
Proteínas Até 0,40%
Substâncias Minerais Até 1%: Potássio, cálcio, sódio, magnésio, silício, ferro, fósforo, etc
Oligoelementos Zinco, molibdeno, iodo, etc.
Vitaminas B2, ác. Pantoténico, niacina, tiamina, B6, C, K, Ác. Fólico, biotina.
Calorias 3,3 cal/g

O mel possui propriedades umectantes (ajuda a reter a umidade), antibacterianas, oxidantes, anti-inflamatórias. Também é um ótimo emoliente (mantém o cabelo macio). Ele está presente em muitos cremes, é ótimo esfoliante natural para pele.

Costumo deixar por 15 minutos no rosto quando uso no cabelo (assim o serviço fica completo! J).

O mel é um potente condicionador hidratante para o cabelo seco, principalmente o crespo. É o meu queridinho na hora de recuperar o ressecamento causado pelas mechas, porque ajuda a recuperar o brilho. Eu uso como tratamento semanal (descrição abaixo).

Como usar?

Limpeza do Couro Cabeludo:

01 colher de mel no shampoo a ajuda e evitar a entrada de germes no couro cabeludo. Ajuda a estimular o desenvolvimento saudável do fio. Bom demais, não?

Condicionamento Profundo:

Ingredientes:

½ xícara (chá) condicionador para cabelos crespos

¼ xícara (chá) de mel

1 colher (sopa) de óleo de amêndoas

 

Modo de Uso: Misture os ingredientes, batendo bem. Aplique a mistura sobre os cabelos úmidos, e deixe agir por 20 minutos.

Tratamento Semanal:

Aplicar o mel em todo cabelo seco (não é preciso enluvar os fios, apenas espalhar).  Deixar pelo menos 1 hora (quanto mais tempo melhor). Lavar como de costume. É assim que eu uso.

2OxsVPO

Tratamento Pós-Lavagem:

Misturar 01 colher de chá de mel em 04 xícaras de água morna. Espalhar no cabelo após a última lavagem e deixar secar naturalmente. (Evita o ressecamento causado pelo shampoo).

Detalhe Importante: Eu sempre compro mel de garrafada (feira, loja de produtos orgânicos). Não confio na pureza do mel vendido em prateleira de supermercado.

 

Ele também pode ser usado para potencializar máscaras de hidratação. É só misturar uma colher de sopa ao creme (sempre misture na quantidade de creme que você vai usar e nunca na embalagem toda).

Como citado, o mel é um excelente antibactericida, sendo ótimo inclusive no tratamento de caspa. Use no couro cabeludo puro, ou misturado com um pouco de água quente semanalmente, deixando agir por  03 horas. Depois lavar normalmente.

No mais, é como eu digo sempre:

Mel no cabelo, mel na pele, mel na vida…

 

Sobre o autor

Eliane Sérafim

Eliane Sérafim é mulher negra, idealizadora do Encrespa Geral. Atualmente trabalha como Terapeuta Holística e Capilar na Cabelo e Bem Estar, além de diretora do Encrespa Geral.

Sem comentários

Cabelos no dia seguinte – Day After

Olá pessoal!   Neste post falaremos um pouco a respeito do “temível” dia seguinte para os cabelos cacheados, mais conhecido como day after. Muitas pessoas ...