Os melhores óleos vegetais para cuidados capilares

0
Aromatherapy oil

Os óleos vegetais são ótimos aliados na rotina de beleza, tanto pro cabelo quanto pra pele. Entre os melhores para cuidado dos fios estão os óleos de abacate, oliva e coco.

Eles entram na estrutura interna dos fios, ajudando a fortalecer o cabelo, protegendo dos danos. Vale lembrar que antes do uso de qualquer óleo vegetal, devemos hidratar o cabelo pois o principal benefício dele é selar a hidratação nos fios. Se água não estiver lá você pode ter ação contrária: ressecamento.

Vamos ver alguns benefícios desses bonitinhos:

beneficios-oleo-abacate-pele-cabelo1-930x497

  • Óleo de abacate: as vitaminas ajudam a proteger o couro cabeludo enquanto os aminoácidos promovem o crescimento de células saudáveis para manter ou restaurar a saúde do cabelo. Óleo de abacate também é carregado com ácidos graxos que ajudam a tornar o cabelo macio e brilhante. É um óleo leve que é absorvido facilmente tanto pelo couro cabeludo quanto pela pele. Além disso, pode ser adicionado ao shampoo, ou ser usado como um tratamento profundo, ou ainda, como um selante.

 

Bottle pouring virgin olive oil in a bowl close up

  • Óleo de oliva: o azeite de oliva sempre foi um dos meus produtos preferidos pra controle de frizz, mas há muitas outras qualidades nesse óleo que o torna um queridinho pra rotina capilar.É um dos melhores emolientes (deixa o cabelo macio e hidratado) e tem maior poder de penetração nos fios que os outros. Também contém propriedades anti-inflamatórias que promovem a saúde do couro cabeludo e ajuda a prevenir a caspa (quando a caspa já existe é melhor buscar tratamento com um especialista para investigação da causa e solução definitiva).O azeite extravirgem também é rico em altos níveis de ácidos graxos monoinsaturados e vitamina E, um antioxidante importante para o crescimento do cabelo. Ainda, é suscetível de causar uma reação alérgica, tornando-o ideal para a pele e cabelos mais sensíveis.

ejdiewd9ew

  • Óleo de coco: é antibacteriano, antifúngico e antiviral devido à presença de ácidos gordos de cadeia média, nomeadamente ácido láurico. É hidratante, mas deve ser aplicado preferencialmentecom creme pra essa finalidade. Ele tem alta capacidade de retenção de umidade, o que prolonga a hidratação no fio e também previne a ruptura do fio (quebra).Ele também favorece o crescimento – lembrando, aqui, que o crescimento depende também de outros fatores, ok?

 

Óleo-de-Jojoba-–-Benefícios-e

  • Óleo de jojoba: é leve, anti-inflamatório,antibactericida e tem penetração no couro cabeludo, sendo aplicado inclusive em tratamentos para psoríase. Ele também é ótimo para o controle de frizzetem alta similaridade ao sebo (nutrição natural do couro cabeludo). O óleo de jojoba ainda tem elevado teor de vitamina e outros minerais e, também, ajuda a combater os radicais livres (substâncias produzidas pelas células durante a queima de oxigênio durante a produção de energia, que quando em níveis altos no organismo aceleram o envelhecimento e causam doenças).

 

OleoDeMacadamia05

  • Óleo de macadâmia: é ótimo pra potencializar a definição de cachos em cabelos crespos e cacheados.

Como usar:

Potencializador: adicione ao seu condicionador preferido e deixe por 30min no cabelo uma ou duas vezes por semana.

Como selante: por baixo do creme de pentear, ou mesmo como finalizador pra soltar o cabelo após secar (cuidado com a quantidade).

Pra umectar os fios: antes do uso do shampoo (pré-lavagem ou pré-poo),deixe pelo menos 1h no fio antes da lavagem.  Também pode ser adicionado ao creme de tratamento semanal.

Além desses descritos acima, há outras aplicações para os óleos vegetais que estarão presentes em outras conversas, além de outros queridinhos, em outros posts, ok?

Quem me conhece sabe que eu AMO produtos naturais, usando inclusive nos meus tratamentos de terapia capilar.

 

Beijos

Eliane Serafim

Terapeuta capilar

 

 

Sobre o autor

Eliane Serafim

Eliane Serafim é mulher negra, terapeuta capilar (Cabelo e Bem Estar), empreendedora social e criadora do Encrespa Geral, criadora e administradora da comunidade e grupo Amigas Cacheadas no Facebook.

Sem comentários

DESTAQUE

Big Chop Helena

Transição capilar – rotina e Big Chop   Olá, como estão todos? Vamos falar neste post sobre transição capilar, o início até o grande momento ...