Papo rápido sobre queda capilar

0

1-Excesso de oleosidade impede o desenvolvimento capilar? Por quê?

Sim, pois obstrui os poros causando má circulação e impedindo a absorção normal dos nutrientes.

 

2-Quais são os alimentos que ajudam o cabelo a crescer saudável?

A alimentação é fundamental para o equilíbrio do organismo.

  • Ferro: encontrado na carne vermelha, verduras, espinafre, couve, brócolis, grãos, castanha, amêndoa, uva passa, a falta favorece a chegada precoce a última fase de crescimento do cabelo (telógena), provocando a queda.
  • Vitamina B: encontrada em peixes, carne de boi, fígado, salmão, atum, peito de peru, ovos, banana, batata, abacate, feijão, espinafre, amêndoas, leite, essencial no combate da queda capilar.
  • Proteínas: encontrada na carne vermelha, ovos, derivados. A falta interfere no crescimento e no afinamento da hastee pode causar
  • Silício: encontrado nos frutos do mar, cogumelos, verduras escuras, trigo, milho, favorece no crescimento, fortalece os fios, melhora o brilho e funciona como anti-idade.
  • Selênio: encontrado no bacalhau, atum, salmão, antioxidante, combate os radicais livres.
  • Zinco: encontrado nas ostras, camarão, carne de vaca, frango, peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos, a falta dele no organismo deixa os cabelos mais finos e quebradiços. O zinco ajuda no controle da oleosidade e no combate a queda.
  • Cobre: encontrado em maior quantidade no cacau em pó, farinha de soja, açúcar mascavo, lentilha, chocolate amargo, amendoim torrado, aveia, amêndoa, estimula o crescimento e tem o efeito da inibição da enzima 5-alfa-redutase (enzima que provoca a conversão da testosterona em DHT, vilão da alopecia androgenética).
  • Cálcio: encontrado no leite, derivados e grãos, ajuda a reduzir a fragilidade dos cabelos, controla a saúde da cutícula, dando hidratação e brilho aos fios.
  • Manganês: encontrado na semente de abóbora, girassol e frutas secas, ajuda a formar a fibra mais forte dando brilho e saúde para os fios. Coadjuvante no tratamento de queda capilar.
  • Pantenol: encontrado nos cereais, verduras verdes escuras, ovos, carne vermelha e nas frutas, inibe a formação de lesões na fibra capilar (cutícula e córtex), mantendo a saúde dos fios.
  • Magnésio: encontrado nas sementes de abóbora ou girassol, frutas secas, acelga, dá saúde e beleza aos fios.
  • Biotina: encontrado no fígado, gema de ovo, cereais, farinha de soja, ajuda no controle da queda capilar e melhora a saúde dos fios, além de ajudar no tratamento nas dermatites do couro cabeludo.
  • Antioxidantes: encontrados em frutas vermelhas, como o morango, e alaranjadas,kiwi, diminui a ação dos radicais livres que causam queda e aceleração do embranquecimento dos fios.
  • Vitamina C: Encontrado em alimentos como laranja, limão e morango, ajuda no crescimento do cabelo e manutenção da terapia capilar.

 

3-Massagear o couro cabeludo estimula o crescimento? Como funciona?

Massagem, feita de forma correta, pode ajudarno crescimento, pois estimula a circulação sanguínea. Mas não somente ela, já que o crescimento envolve metabolismo, alimentação, genética, produção hormonal equilibrada, hábitos saudáveis e equilíbrio.

 

4-Deixar creme acumulado no couro cabeludo atrapalha o crescimento dos fios? Por quê?

Depende. Há cremes com formulação com fitoterápicos neutros que não atrapalham o desenvolvimento. Mas tudo depende da condição do cabelo e do couro cabeludo. Quando o cabelo é oleoso, o creme jamais pode ficar perto da raiz. O ideal, nesses casos, é que se aplique o creme com a distância de dois centímetros da raiz.

 

5-E fumar? Prejudica o crescimento capilar?

Provoca a diminuição do fluxo sanguíneo no couro cabeludo, prejudicando a absorção de nutrientes.

CCCA-hair-loss-in-black-women

 

6-Quais são as principais causas da queda de cabelo?

Má alimentação, principalmente causada por regimes malucos sem acompanhamento médico. A deficiência de nutrientes no organismo provoca queda. Além disso, temos o estresse, por conta do aumento de cortisol no sangue;problemas na tireoide, já que a alteração hormonal provoca queda; pós-operatório, comum ter queda capilar após procedimentos cirúrgicos; fatores genéticos; dermatites não tratadas; fatores emocionais, dentre outros. Em todos os casos o melhor tratamento é procurar um profissional capacitado. A queda capilar é causada por fatores internos e cada organismo é único, já que a forma como você reage ao momento em que está vivendo é única. Portanto, não há diagnóstico e indicação de tratamento sem análise, sem examinar o paciente.

 

7-O estresse também causa queda? Por quê?

Sim. O cortisol, que é o hormônio do crescimento, derruba o cabelo.  A pessoa percebe que o cabelo está caindo, fica mais estressada, aumenta a produção de cortisol e isso se torna um ciclo vicioso.

8-Aparar as pontas uma vez ao mês ajuda no crescimento?

É mito. O crescimento depende de fatores internos.Entretanto pode favorecer a diminuição da quebra por evitar pontas duplas. Ainda assim não precisa ser um procedimento mensal.

 

Eliane Serafim

Tricologista, terapeuta capilar e holística

quedacapilar

Sobre o autor

Eliane Sérafim

Eliane Sérafim é mulher negra, idealizadora do Encrespa Geral. Atualmente trabalha como Terapeuta capilar e Holística na Cabelo e Bem Estar, além de diretora do Encrespa Geral.

Sem comentários