Sorria para uma mulher negra

4
Post-02

As vezes acontecia comigo, eu entrava no ônibus e trocava olhares com outra mulher negra.

Às vezes uma troca de sorrisos. A gente tinha se identificado. Ela tinha uma estética parecida com a minha, era fácil sorrir pra ela. Estávamos as duas com nossos blacks, tranças ou turbantes…

Comecei a questionar como esse “sorria para uma mulher negra’ era seletivo.

As auxiliares de serviços gerais da minha faculdade eram negras.

Estava tendo sorrisos pra elas também?

Tinha sorriso pra aquela menina com uniforme da escola pública e o cabelo quebrado por conta da chapinha?

Tem sorrisos pra todas ou só pra aquela que eu via com um black powe colorido, roupas com estampas e o batom babada moda?

O nosso corpo se comunica. Muitas vezes agregamos símbolos e com eles somos reconhecidos e passamos a reconhecer “nossos iguais”

Mas não seria necessário na luta antirracista que nós buscássemos agregar mais de nós? Fazer com que mais negras e negros se sintam acolhidos e comtemplados pela luta. Porque se minha luta não tem intenção de dar poder a todas, ela não dá poder a ninguém.

Sorria para uma mulher negra.

Converse com uma mulher negra. Ouça uma mulher negra mas não somente aquela que tem a estética negra reconhecida como estilosa;

 

Bruna de Paula

Sobre o autor

4 comments

  1. Lisanne Assis 23 agosto, 2016 at 12:48 Responder

    Gostei! Eu faço isso sempre! Meu pai me dizia que todos os negros se reconhecia, por isso uma vez quando criança perguntei a ele se conhecia um outro homem negro que lhe cumprimentou na rua e ele me disse isso, os negros se reconhecem, não esqueço jamais!

  2. Ananza 25 agosto, 2016 at 00:21 Responder

    Depois que assumi meu cabelo natural senti esse “carinho” das outras mulheres negras, chega ser engracado… Um sorriso, uma comunicação no olhar, é lindo mesmo! Deveríamos ser todos ensinados desse jeito ❤

Colocar um novo comentário

Post-05

Depressão pós Big Chop

É muito comum ouvirmos meninas se queixando que estão estranhando sua nova aparência após o BC, principalmente se o tempo de transição foi curto. Eu ...