Você sabe cuidar dos teus cabelos no frio?

2

Muitas pessoas reclamam deste período em relação aos cuidados dos fios, mas nos esquecemos que a grande maioria das pessoas deixa para “cuidar” do cabelo depois que chega a estação. Ou seja, no verão ou outono, acabam não levando os cuidados com os fios à sério e, depois da chegada do inverno, eles estão daquele jeito: já destruídos pelo sol, piscina, praia e não há milagre que os recupere.

No frio, além do clima ser seco em muitos locais – apesar de existirem locais de clima frio e úmido – usamos mais água quente, fazemos menos hidratações ou nem fazemos. Além disso, como o cabelo demora mais a secar, usamos mais secadores, além de outros fatores. Daí, que os cuidados, tanto internos (alimentação) quanto externos, devem ser constantes e podem ser adaptados conforme o clima.

Lavagem dos fios
Independentemente do tipo de fio – escovados, lisos, crespos –, muitas pessoas cometem um erro em relação a lavagem dos fios, acabam lavando o menos possível com a ilusão de que resseca menos os fios ou o fato de demorarem bem mais para secar.
Tenho casos de clientes que simplesmente acham que, realizando escovação nos fios durante o inverno, evitará lavar com a mesma frequência os cabelos. Entretanto, não se esqueçam, a lavagem dos fios é necessária em ambos os casos, pois, além das questões de higiene, os fios sujos ficam opacos e sem vida
Dica: Lavar de 2 a 3 vezes por semana.

Temperatura ideal da água
Como sabemos, tanto para a pele do rosto, corpo, couro cabeludo e fios, a água muito quente os danifica, tornando os fios opacos e ressecados. Obviamente que não é necessário também o extremo: água gelada, especialmente para as pessoas que possuem problemas de saúde, muito mais recorrente durante essa época do ano.
Dica: Para as pessoas que sentem muito frio, o banho pode ser realizado primeiro nos fios. Use o chuveirinho.

Secagem do cabelo
Existem alguns tipos de fios que, independentemente do clima, o uso do difusor se faz necessário devido a melhor formatação dos fios, porém trata-se de um tipo de rotina muito maior nesta época do ano devido ao maior tempo de secagem dos fios naturalmente. Assim, a secagem pode ser realizada de diversas formas, como, por exemplo, você pode secar apenas a raiz (local que mais demora para a água evaporar no clima mais frio) e deixar o restante secando ao natural; pode ser realizada a secagem apenas do comprimento e raiz ao natural ou a secagem total (tudo depende do tempo de cada pessoa, rotina).

Tipos de produtos utilizados
Você sabia que até o tipo de produto para finalizar os fios pode alterar o tempo de secagem?
Como profissional, oriento sempre a observar o tipo de produto a se utilizar nesta época, pois pode facilitar ou não na secagem (tanto naturalmente quanto utilizando o secador/difusor).
Dica: sempre utilizar protetor térmico nos fios na secagem com secador ou difusor. Seu cabelo gosta de mousse? Use e abuse nesse período, pois a secagem é mais rápida (use combinada ou não com um creme de pentear).

Hidratação
Independentemente da estação do ano, hidratar os fios é regra, no mínimo semanalmente. Contudo, nesta época, é comum a preguiça imperar, porém é necessária assim como hidratar a pele e o corpo.
Dica: use também bons produtos de ação mais rápida.

Alimentação
Engana-se quem acha que se alimentar adequadamente não interfere nos fios. Ferro e zinco, por exemplo, são essenciais para a saúde e crescimento saudável do cabelo.

Problemas no couro cabeludo
Muitas pessoas possuem o couro cabeludo seco, o que agrava ainda mais nesta época do ano devido a vários fatores, água muito quente, muito produto no couro cabeludo e pouca frequência de lavagem. Por isso, ao menor sinal, procure um especialista para avaliar e utilize produtos específicos para esse tipo de problema.

Espero que todas essas dicas sejam bem úteis nos cuidados diários dos fios, independentemente da época do ano, mas, claro, observando que existem épocas onde os cuidados devem ser mais intensificados.

Muito obrigada a todas e a todos e não deixem de compartilhar a matéria!

 

Daniela Lisboa

Cabeleireira arquiteta de cachos

Especializada em corte, coloração e mechas

Sobre o autor

Daniela Lisboa

Cabeleireira Arquiteta de cachos especializada em corte, coloração, penteados e mechas

2 comments

Colocar um novo comentário