Co-Wash lavagem com condicionador ou creme de limpeza

0

Oi, gente, tudo bem com vocês?

Hoje, vamos falar de uma técnica bem conhecida pelas cacheadas e crespas que é a lavagem com condicionador no lugar do shampoo. Atualmente, temos cremes de limpeza de várias marcas nas prateleiras das perfumarias, mas há oito anos, quando eu comecei, não era bem assim.

Adicionávamos anfótero de betaína no condicionador e ficávamos felizes. A proporção usada era de 3% a 6% em relação ao total do condicionador. Para funcionar, era preciso que o condicionador não tivesse silicones insolúveis, parafina ou óleo mineral em sua composição. O mesmo para os nossos produtos capilares do dia a dia.

Porque essa técnica ainda é boa?

É uma técnica antirressecamento. O shampoo normal, que tem o temido sodium lauryl sulfate na composição, resseca o cabelo na maioria dos casos. Qual a vantagem dele? Tem um poder maior de limpeza do couro cabeludo, mas penaliza o fio.

No último post, eu dei uma dica de como usar o shampoo com sulfato sem tantos danos as nossas madeixas. Ver em:

http://encrespageral.com.br/cuidados-para-manter-o-cabelo-saudavel/

O shampoo sem sulfato e o creme de limpeza limpam o fio de forma mais suave, sem provocar o ressecamento.

 

download (1)

 

E o couro cabeludo?

Apesar da boa qualidade, na minha opinião, os cremes de limpeza não dão conta da limpeza do couro cabeludo totalmente.

Mas, Eli, então eu preciso usar shampoo?

Não necessariamente.

Eu uso óleo de mamona com três gotas de óleo essencial de alecrim no couro cabeludo duas vezes por semana. Aplico antes de dormir, lavo na manhã seguinte. Além do poder bactericida desses produtos, eles ajudam no desenvolvimento sadio dos fios devido as suas propriedades (falarei sobre os poderes dos produtos naturais em breve).

Pra quem não gosta de ter trabalho extra ou não tem tempo e é adepto da técnica, o ideal é que reveze o uso do creme de limpeza com shampoo de vez em quando.

Apesar de muitos profissionais questionarem a técnica é sem dúvida maravilhosa pra manter a beleza e saúde dos fios.

Ficamos por aqui hoje.

Bjus

 

Eliane Serafim

Tricologista e terapeuta capilar

Sobre o autor

Eliane Sérafim

Eliane Sérafim é idealizadora do Encrespa Geral. Atualmente trabalha como Naturopata e Terapeuta Capilar na Cabelo e Bem Estar, além de diretora do Instituto Encrespa Geral.

Sem comentários